O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Governo Federal Brasileiro de estímulo à pesquisa e extensão universitárias no nível de graduação. O programa é subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).
O PET foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o nome de Programa Especial de Treinamento. No final de 1999 foi transferido para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e, somente em 2004, passou a ser identificado pelo Programa de Educação Tutorial.
O este programa é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, existindo um grupo por curso por instituição, orientado pelo princípio de vínculo entre as áreas de ensino, pesquisa e extensão da educação tutorial.
O grupo possui deveres para com a comunidade acadêmica e com os discentes do curso de Física (Licenciatura e Bacharelado) assim para com a educação científica do país e, por esses motivos, definimos certos objetivos que nos ajudam a centralizar nossos esforços e conhecimentos. São estes objetivos:
- Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
- Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
- Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
- Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
- Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior [Fonte: PET No Portal MEC/SESU].
E para o cumprimento destes objetivos, promovemos diversas e várias atividades que abrangem várias esferas da educação e da divulgação científica. São estas:
- Monitória das matérias básicas de física.
- Curso de nivelamento para calouros.
- Recepção dos calouros.
- Participação na CIENTEC.
- Participação em eventos e congressos.
- Apoio voluntário ao parque da ciência.
- Realização de seminários semanais, aberto a estudantes.
- CINEPET: exibição de Filmes aberto a estudantes.
- EDUCAPET: assistência a alunos de ensino médio.
- PET.py: solução de problemas físicos de forma computacional.
Criado em 1989 pelo Professor Doutor Liacir Lucena, o PET – Física faz parte do primeiro grupo de PETs do RN e é o pioneiro no Brasil em cursos de Física. Atualmente, o PET de Física possui doze (12) bolsistas e cinco (1) voluntários. A nossa estrutura consiste em uma sala de estudos equipada com ar-condicionado, mesas individuais para os petianos, computadores conectados à internet e outros itens, também temos uma segunda estrutura (Espaço-PET) que está em desenvolvimento para tornar-se um espaço para exposição de experimentos de baixo custo.